O oxigênio hiperbárico age sob os tecidos que apresentam uma ou mais das seguintes alterações:

●        infecção
●        inflamação
●        isquemia 9 falta de sangue)
●        Alterações auto imunes
●        hipoxia ( falta de oxigênio)

Consultas e Avaliações Médicas

 
Durante todo o período de funcionamento de nossas Unidades existem um ou mais médicos hiperbaristas para realizar consultas e/ou avaliações médicas.
 
As consultas especializadas podem ser marcadas previamente por telefone.

Tratamentos Hiperbáricos


Doenças Agudas e Crônicas:
Em doenças nas quais existem alterações devidas a inflamação, infecção, isquemia (circulação insuficiente), hipóxia (falta de oxigenação) e alterações imunológicas (defesas orgânicas reduzidas), pode ser empregado o oxigênio hiperbárico. Esse tratamento consiste na respiração de oxigênio puro (100%) sob pressão, estando o paciente dentro de uma câmara hiperbárica. Por esse mecanismo, o oxigênio através da circulação, chega aos pontos onde está sendo necessário, conseguindo restaurar as funções orgânicas. A OHB está regulamentada pelo conselho Federal de Medicina desde 1995 e consta do rol da ANS desde 2010 sendo obrigatória a cobertura pelos convênios médicos.

Acidentes de Mergulho:
A recompressão hiperbárica é o principal tratamento preconizado para tratamento dos acidentes ocorridos durante ou após mergulhos em água doce ou salgada. Para isso são empregadas tabelas especiais, utilizando ar e oxigênio. Podem ser realizadas em câmaras monoplace ou multiplace. Esses pacientes são sempre considerados casos urgentes, mesmo que estejam aparentemente bem, pois a situação pode se agravar com o passar das horas.

Acidentes de Construção Civil:
Existem várias atividades na construção civil que são realizadas dentro de compartimentos pressurizados com finalidade de impedir entrada de água e/ou desabamentos. Isso é empregado na construção de pontes, viadutos e túneis em geral. Os funcionários que estão pressurizados podem, de forma semelhante ao que acontece nos mergulhos, sofrerem doenças descompressivas ou outros tipos de acidentes disbáricos. Nesses casos, o tratamento de eleição também é a recompressão em câmara hiperbárica.

Intoxicações e Envenenamento:
As intoxicações por fumaça e gases tóxicos além de venenos inalatórios como gás cianídrico, sulfúrico, clorídrico, etc, provocam quadros às vezes graves e com alta mortalidade. O tratamento com oxigênio hiperbárico pode ser a salvação para esses pacientes, que devem ser encaminhados o mais rápido possível para o tratamento com a Câmara Hiperbárica.

Tratamento de intoxicações por gases venenosos (monóxido de carbono, gás sulfídrico, cianídrico etc.)

Testes de Pressão

 

Muitos funcionários de construção civil trabalham em ambientes pressurizados (túneis e/ou tubulões) com a principal finalidade de evitar infiltração de água.

Esse ambiente de trabalho exige por lei que os funcionários possuam uma série de requisitos para garantir a preservação da sua saúde e segurança. Dentre outras, a NR 15 anexo 6 do Ministério do Trabalho, obriga a realização de testes especiais para avaliar a tolerância e adaptabilidade dos trabalhadores às condições de pressurização e despressurização assim como ao trabalho em condições hiperbáricas, os chamados testes de pressão.


Estes testes são realizados dentro de câmaras hiperbáricas multiplace, com avaliação de médico hiperbarista em tempo real, o qual após a análise dos resultados emite um laudo de “aptidão ao trabalho hiperbárico”.

Em nossa Clínica Pacaembú, onde há duas câmaras multiplace, realizamos esses testes sob agendamento das empresas interessadas.

Vistoria Técnica:
Verificação de instalações hiperbáricas em canteiros de obra.

Aplicações de medicamentos injetáveis


Alguns pacientes que tem prescrição de medicamentos injetáveis, tais como antibióticos, anticoagulantes, insulina etc, podem agendar para que esses procedimentos sejam realizados por nossos profissionais, pois temos médicos, enfermeiras e técnicos durante todo o período de funcionamento, das 07 às 18 horas

Curativos


Temos condições de realizar curativos simples ou complexos, sob prescrição médica. Os curativos são realizados sob supervisão de enfermeiro hiperbarista com habilitação na área de curativos.

Os pacientes podem agendar o procedimento em conjunto com as sessões de hiperbárica mas também podem ser realizados curativos para pacientes que não estejam em tratamento hiperbárico.

Vários convênios dão cobertura para esses procedimentos ou o pagamento pode ser feito pelo próprio paciente, após aprovação de orçamento.