Quem somos
Grupo Oxigênio Hiperbárico
Um grupo de médicos intensivistas do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas de São Paulo, que, em 1992 estruturaram e colocaram em operação o Serviço de Oxigenoterapia Hiperbárica do Hospital das Clínicas que se manteve em pleno funcionamento por dez anos.
Durante esse período, foram criadas a Escala de Gravidade da USP e o Sistema de Classificações das Lesões, mais tarde tornadas obrigatórias pela ANS. A partir de 1994 criamos o Serviço de OHB do Hospital 9 de Julho, o Serviço de OHB do Hospital Santa Cruz e a Clínica Multiplace Pacaembú.
UM POUCO SOBRE O INÍCIO DE TUDO
Na década de 60, nos Estados Unidos e na Europa foram lançados os princípios científicos que devem ser respeitados no uso de oxigênio hiperbárico para o tratamento de várias doenças, assim como acidentes de mergulho, envenenamento e intoxicações.
No Brasil, em ambiente universitário, em 1985 foi instalada pioneiramente uma câmara multiplace no Hospital Universitário da UNICAMP, operada na época pelo Dr. Paulo Iazzetti e que foi desativada e removida em 2005, devido ao falecimento precoce do seu idealizador.
Na aplicação de tratamentos hiperbáricos se desenvolveu muito desde então, graças a criação para uso comercial de câmaras do tipo monoplace, que são relativamente portáteis, de uso intra-hospitalar, omportam um paciente por vez e não necessitam de máscaras nem capuzes pois a câmara é pressurizada diretamente com oxigênio puro.
No final dos anos 80 foi importada pelo Hospital das Clínicas da USP uma câmara hiperbárica monoplace de procedência americana, marca Sechrist modelo 2500, graças à visão avançada do então superintendente, Prof. Vicente Amato Neto. A câmara foi instalada e iniciou suas operações em 1992.
Esta foi a primeira câmara monoplace intra-hospitalar colocada em uso na América Latina.
Por determinação do Prof. Dario Birolini, responsável pela disciplina de Cirurgia do Trauma, a câmara ficou ligada à Terapia Intensiva Cirúrgica do Pronto Socorro do Hospital das Clínicas. A UTI do PS do HC se destinava a pacientes portadores de traumas graves e cirurgias de urgência, que são os tipos mais complexos de doentes, geralmente com múltiplas insuficiências orgânicas.
Em 1999 o Serviço de OHB foi um dos escolhidos pela Revista Veja para exemplificar a missão de salvar vidas do Hospital das Clínicas.
Missão, Visão e Valores
Missão
Tratar pacientes, realizar pesquisas e ensinar Medicina Hiperbárica em alto nível.
Visão
Inspirar as boas práticas de Medicina Hiperbárica em todo Brasil.
Valores
Propiciar o máximo conforto físico e emocional aos pacientes.
Aceitar a todos os seres humanos como indivíduos.
Cuidar da saúde física e mental dos colaboradores.
Pesquisar, criar e incorporar avanços benéficos.
- EQUIPE MÉDICA